terça-feira, 13 de março de 2012

Uma linha ténue

Existe uma enorme diferença , que nada tem de ténue, entre O Consultor e O Comercial. A principal diferença entre os dois profissionais? O primeiro manda “bitaites”, faz análise crítica e faz acompanhamento pré e pós venda. O outro vende e ponto final na conversa.

Onde está a linha ténue? Está no momento em que eu gosto do que faço e aquele em que odeio e quero ir à minha vida.
Nada contra vendedores de aspiradores ou meo (a quem por vezes chamamos de consultores..erradamente,  segundo a minha visão sobre o mundo). A venda foi antecipada pela tal análise crítica de um consultor e o comercial vai lá e vende. Os papeis ficam claramente separados. Um pensa, tendo em vista a venda, o outro vai lá e actua em conformidade, tendo em vista a venda. E vende-se, pronto!
Noutros casos o consultor e o comercial são um só. A lógica será, neste caso: dentro do escritório pensa-se, na rua vende-se. É possível e igualmente praticável, mas deve entender-se que nenhum dos momentos deve ser menosprezado.
Mas quem sou eu...! Não espero inventar agora a roda e descobrir eu a pólvora. Só que isto parece-me tão simples e intuitivo que se me torce o estômago quando as pessoas não entendem as coisas da mesma forma. Mais ainda quando essa falta de entendimento tem implicações práticas no meu trabalho.

Ceteris Paribus