quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

No que me diz respeito, neste blog não têm lugar as prosperidades da vida. Sabemos que não. Por uma simples razão: não vou para casa dedicar-me a dedilhar sobre as maravilhas que acontecem no mundo. Em casa tenho com quem falar, as novelas da Sic e toda uma blogosfera para explorar. Como o trabalho também não deixa grande espaço para espalhar magia ao mundo, venho aqui quando já estou em ponto de rebuçado. Quando mais um "ai" e a mãezinha de alguém é chamada à colação.
Este é um desses momentos, por isso refugio-me neste excelente canalizador de raiva. Excelente na medida em que me permite manter a postura, não mandar pessoas à merdinha e por isso manter o meu posto de trabalho, distrair-me um pouco e arrefecer os fusíveis.
Lidar com pessoas é um desafio, no geral. Mas com pessoas com grande lata, tendências sopeiras, sem grande carácter mas com a mania que são as maiores da sua terra, é um tormento. O que me apetece fazer quando essas pessoas me presenteiam com as suas pérolas limita-se a duas palavras, ambas com hífen, seguidas de um gesto universalmente entendido como "desaparece da minha frente durante dois anos". Mas o quê que eu faço mesmo? Fico atónita, o que por vezes ainda me permite emitir uma breve opinião menos abonatória sobre a situação e por arrasto sobre a pessoa, mas a maior parte daz vezes bloqueia-me as faculdades de discernimento de tal forma que o mais que consigo fazer é calar-me. E fico como quem engoliu um vulcão em erupção. 
Hoje as idiotices foram majestosas. Um pequeno exemplo: a pessoa que exprime a sua indignação perante a situação do polícia, aquele bandido, que multou um condutor que ia a falar ao telemóvel, que falta de ter-que-fazer, um imbecil, duas frases à frente considera cívico, honroso, exemplar, um grupo de estudantes de uma Faculdade de Direito ter "enforcado" um coelho (ou uma lebre) como forma de manifestação contra a governação do país.
E assim fica traçado o perfil da pessoa de quem falo, mais palavras só viriam atrapalhar.
Eu que me amanhe a saber lidar com isto.


MM