terça-feira, 26 de novembro de 2013

Estava aqui a pensar com o botão do meu impecável blaser que começo a ter idade para poder não gostar de certas coisas. Aos 10 anos não me era permitido não gostar de arroz de feijão e de filetes de pescada. Aos 20 já me era reconhecido o direito de não gostar de arroz de feijão com filetes de pescada. Hoje tenho o direito de não gostar nem de uma coisa nem de outra, individualmente ou em conjunto.
A mesma coisa se diga relativamente às pessoas. Nos tempos idos da minha inocência, cada pessoa que me aparecia à frente tinha em si todas as qualidades celestiais. Tinha enraizada a obrigação de gostar de toda a gente.
Com a sabedoria do tempo, fui percebendo que não tenho que gostar de toda a gente. Depois disso foi facil dar-me ao luxo de nao gostar de certas pessoas.
Hoje digo, sem medo, que nunca gostei da cinica da minha professora de matamatica do ciclo. E digo, sem medo, que nao gosto das pessoas que formigam a minha volta e que, na primeira oportunidade de mostrar a sua proclamada amizade, se afastam uns metros e assobiam para o ar.
Ha uns dias, sem querer, pus a prova as gentes das minhas lides. O momento acabou por ser de gloria mas podia ter acabado num autentico e gigante desastre. E houve pessoas que nao se cingiram a uma sms no final do dia a dizer o resultado da coisa. Prescindiram dessa posicao de conforto e estiveram la comigo.
Largaram as suas vidas durante uma tarde inteirinha para estarem comigo. Fosse para festejar ou para me darem o ombro para chorar, estavam la.
Nao devia estranhar a atitude, afinal sao essas as mesmas pessoas que tem acreditado mais em mim do que eu propria, pessoas que, sem nadinha em troca, tem estado sempre comigo, mesmo quando estou em modo insuportavel.
Perderam uma tarde mas fidelizaram o raio do meu respeito para o resto da vida (sim, ja o tinham, mas esta sensibilizou-me especialmte). Sao pequenos gestos que mostram a grandeza das pessoas, nao me canso de dizer. Este foi mais um. Mas o mais excentrico :-)
Gosto destas pessoas. E de todas as que se preocuparam com o episodio. Facto. Irrefutavel.
Nao gosto das pessoas que assobiaram para o ar. E foram algumas.

mm