terça-feira, 6 de maio de 2014

ESTADO CIVIL: NAMERDA

Traduz-se numa espécie de poligamia não consumada, na medida em que concorrem para este satus o último que nos lixou e todas as almas do passado que nos lixaram igualmente.
Reúnem-se todos, em plena comunhão de esforços e meios, para nos deixar namerda.
O João, o Manel, o Diogo, o infeliz do Aníbal, o Vasquinho, o coitado do Rui, o implacável Simão,  vêm todos, em fila indiana, à nossa mente, param diante de nós e, depois de uma esmerada vénia, dizem agora as verdadeiras razões por que nos deixaram. Sem qualquer pudor, dizem: "Porque não vales nada. Porque não és suficiente para mim, ora essa. Acreditaste mesmo naquela do "o problema não és tu, sou eu?" Shame on you!".
E ficamos assim, meio dopadas, com estas palavras a ecoar num espaço que já foi cérebro, durante semanas, meses, anos, até à chegada do próximo que, de forma não menos majestosa, nos conquistará, mentirá, e por fim deixará namerda.
Este estado civil não depende de nenhum outro. Sucede e precede a qualquer um.
Só é casada quem já foi solteira, só é divorciada ou viúva quem já foi casada. Mas estar namerda tanto pode seguir-se ao estado de casada, como de viúva, como de solteira. Por outro lado, quem está namerda, com maior ou menor dificuldade, poderá vir a estar solteira, casada ou viúva, ainda que não acredite minimamente em qualquer dessas possibilidades, numa convicção que se firma à medida que os chocolates se vão instalando nas coxas.
Namerda é o estado em que se fica depois de uma situação de merda e imediatamente antes de outra que sabemos que será igualmente merdosa, mas que ainda assim nos metemos nela com toda a convicção, porque do que gostamos é de viver neste limbo insano. 
Namerda devia dar-nos prioridade nas filas do supermercado e os melhores lugares de estacionamento. É que uma pessoa que está namerda é tão frágil quanto perigosa. Não vale a pena facilitar, dêem-nos um cartão para pendurar ao pescoço e mantenham alguma distância, mas sem perder alguma simpatia condescendente.

MM