terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Aparecer sem convite só se for na missa semanal

Por muito que os autocolagens-sem-convite me rodeiem, nunca:
- saberei lidar com isso
- perceberei a lógica do conceito
- terei tomates para dizer "não"


O "vou e apareço com 10 amigos" só faz sentido (na minha visão social da coisa) se tal facto não incomodar todo os restantes e, em boa verdade, se for de certa forma útil. Isto aplica-se a poucas situações e festas particulares, jantares de amigos e outros do mesmo teor não estão certamente incluidos...Não vou sequer comentar o "olha cheguei, e troxe 10 amigos" porque ai bate no ridiculo, a menos que, lá está, se trate da missa semanal lá da freguesia.. e assim de repente não vejo muitas mais opções onde possa lidar com tanta falta de savoir fair.


Mas mais: por norma o "vou e levo 10 amigos" antecede o "importaste-te?". Ao que eu digo o quê? sim importo-me? e depois perguntam-me o porque e eu digo "porque não me apatece fazer jantar para 20 pessoas, 15 das quais não conheço e só aqui estão porque não têm outras opções, ou não me apetece ter loiça para lavar o resto da vida, ou porque simplesmente não quero ser a opção para quem não tem outras...e acima de tudo, porque não me apetece ter de levar com quem não convidei, sendo certo que se quisesse convidar, convidava..se não convidei, não terá sido esquecimento...n? hum..deve ser só mania minha. E mais uma coisa. Se digo não, a afinal a falta de savoir fair fica do meu lado.. os coitados não tinham más intenções...


Agora uma conclusão que não li em qualquer livro de psicologia humana mas parece-me fazer todo o sentido face às estatisticas que recolhi e vivi: essas autocolagens são por norma os que não se importam, e até promovem, as autocolagens de outros nas suas festividades. São por norma os que gostam de ter 1000 amigos diferentes por metro quadrado em cada um dos seus festejos. Os que por norma não dão a classificação de "amigo" a outrem por mais que 2 meses consecutivos e vão conforme o vento (e as festas).


As pessoas que têm 5 amigos fixos por cada 20 anos da sua vida (e o resto são conhecidos e colegas que aparecem e desaparecem no espaço de um mês e, só com o tempo podem até ser pomovidos ao top5) não lidam bem com autocolagem..ok?



ceteris paribus