sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Gostas de mim? Sim ou Não

E eis que uma temática nos tem ocupado várias horas de conversa. A Amizade.


Neste tópico há tudo de bom e mau a dizer-se. Antes de mais, percebemos que a temática é extremamente abrangente porque desde logo o próprio conceito de Amizade é extremamente lato.


Não se pode dizer tão simplesmente, como na escola primária, que a fulano e beltrano são amigos ou não são amigos. Podem ser mais ou menos, podem ser de vez em quando, podem ser quando dá jeito ou pode dizer-se que um acha que sim mas o outro não concorda ou simplesmente desconhece.
Todos já nos incluimos ou fomos incluidos nos vários Estados:

-Temos a Amizade Nocturna, que une pessoas e álcool, e logo há ali em comum "pessoas" o que preenche o necessário de uma amizade (e que tal como as discotecas, passam de moda, e o que hoje é "tudo de bom" amanhã é substituído por outro "tudo de bom");

-Temos a Amizade Solidária, de pequenos ajuntamentos de pessoas com sentimentos à flor da pele em comum (amor pelo benfica ou a desilusão amorosa);

- Temos a Amizade Oportunista que une interesses maiores e também ela tão temporária quanto os interesses;

- Temos a Amizade Colorida que acaba por ser também ela temporária e que se resume a sexo;

- Temos a Amizade.


Para que o Mundo gire em conformidade é importante que cada um saiba exactamente o lugar que ocupa e não o que gostaria de ocupar ou o que lhe dizem que ocupa.



ceteris paribus