quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Um bom dia e um copo de água não se nega a ninguém

O que me vai mantendo crente é que, na classe das gentes que ganham um salário de 5 dígitos, tem dias que lido com a p*ta da mania instalada, tem outros em que reconheço a existência de valores e princípios básicos, como o dizer "Bom dia", Obrigada" e "Por favor".

Não vejo motivos para a ausência destes termos básicos no relacionamento entre as pessoinhas .. ainda que nesse relacionamento não se reconheça nenhuma outra característica bonita ou fofinha, o ser-se bem educado tem de ser pressuposto.

Eu não acho imprescindível a beijocada toda pela manhã e pelo fim do dia no escritório (dispenso!!), os bons dias personalizados, as menções honrosas porque o tipo apanhou uma caneta que o vizinho deixou cair ou tratar a avó,pais e irmãos por "vocemecê".. mas como alguém me ensinou "um bom dia e um copo de água não se nega a ninguém".
 
Ontem foi o dia da PDM se passear na minha frente. Hoje foi o dia dos que, com igual impacto sobre mim ou o meu trabalho, mostram não se terem esquecido dos ensinamentos da maezinha, dados no tempo em que ganhavam a semanada ou precisavam da mãe para lhes limpar o rabinho.

E quando eu me juntar a estas gentes (os tais dos 5dígitos) vou eu própria educar os que ganharem de 5 para baixo (os de 6 para cima não chegarei a conhecer, certamente). Até lá educarei os meus filhos e os da minha geração. O Estado, um dia, perceberá que me deve pagar um subsídio para me dedicar à procriação e reciclagem da espécie.

ceteris paribus