sexta-feira, 18 de julho de 2014

Opinadela #1


ora mais uma rúbrica que abro mas que não passará do registo #1.

"Opinadelas sobre facebook" pretende ser um conjunto de opinadelas sobre facebook.

Para início de conversa: Aniversários.

O que acontece quando verificamos na coluna dos eventos do dia que fulano A, B,C e D fazem anos?

- "mais logo trato disto"

- "fdx não fosse o facebook nunca na vidinha me lembraria que o fulano faz anos. `muitos parabéns pah! felicidades! beijooooooooooo!`"

- "deixa-me já tratar disto. `parabéns fulano A´ .`parabéns fulano B`. ´parabéns!! ;)` . E na tentativa de repetir o discurso para o C... Ei este gajo tem-me bloqueada. Não consigo escrever no mural dele.. certo. Também não me mato mais para tentar chegar até ti de outra forma."

- Fulano A, amigo, faz anos na quarta feira, daqui a 15 dias. Falta uma semana. É daqui a 4h, por isso tenho de arranjar um bolo e uma vela, um copo de vinho do porto e uma expressão quase de `hoje é uma noite como as outras`, quando às 00.00 sai um "PARABENSS PAH, fdx estás crescida", se possível pessoalmente. E no fb `meu animal fazes anos e não pagas um copo?´, "parabéns crl!", etc.

- E depois as pessoas "especiais" (homens, entenda-se. Em particular os que não tens mas gostavas de ter, ou já tiveste e não te importavas de voltar a ter, ou os que vais tendo): daqui a um mês ele faz anos. É daqui a um mês menos um dia. É daqui a um mês menos dois dias. É já daqui a 2 semanas. É amanhã. É daqui a 10 minutos. Mando agora mensagem ou dou uma de parva e espero pela meia noite menos dois minutos do dia seguinte? Digo agora, não aguento! ´Parabéns!!!` (e aguardas pacientemente um like e uma resposta entusiasta, ou temos o caldo entornado).

 

Na perspectiva do tal fulano A, B, C ou D:

- Olha este!! Que fofo! Mal me conhece mas dá-me os parabéns!

- Olha este, que fixe! Oh tão querido! Oh tão seco…! Oh, foi profundo, que lindo!

- ´H Bday´, ´PB´, e outros conjuntinhos  de letras quase imperceptíveis, não fosse o tema do dia, fdx.. valia mais não dizerem nada. Sou te tão indiferente que nem mereço dois segundos teus para escreveres um p.a.r.a.b.e.n.s completo?

- o tlm não se cala. Toca que se farta, mas apenas com as notificações do fb. Sms só mesmo dos que são muito muito próximos e esses resumem-se a família (alguns dos familiares porque não dominam, ou não têm, fb) e aqueles 3 amigos de sempre, que não vivem na mesma cidade que eu.

- e depois as pessoas "especiais" (no meu caso): um não se manifesta, de todo; outro também não dá ar da sua existência até às 6 da tarde, quando então mostra todo o seu esplendor e condescendência e liga-me; outro nada diz até ao dia seguinte, quando então mostra toda a sua magnitude e manda sms a dizer que no dia anterior não teve oportunidade mas `muuuuiitosss parabéns linda. Temos de nos encontrar´. Outro, da mais antiga história, de todas as recentes e adultas histórias, renasce das cinzas e, apesar de constituída família, sai-se com um simples mas magnifico `parabéns...beijinho...´. Fdx qual bálsamo! Foi tão filho da mãe comigo mas não interessa...Afinal o único que exprimiu um sentimento fofo por mim, através de singelas reticências e o “beijinho” no singular...

- Nos dias seguintes, já num uso normal do fb vamos-nos confrontando com pessoas que não nos deram os parabéns. 1º pensamento: olha este gajo não me deu os parabéns… fogo….:( . 2º pensamento: eu não senti falta, é um facto. Foi preciso ver um post do tipo dias depois para lembrar da sua existência.
-E aquelas pessoas de quem sentimos falta, a menos que façam anos só daqui a 8 meses(depois disso não garanto lembrar de quem se esqueceu), vão ter menos um `anónimo´ a dar-lhe os parabéns no seu, tão especial, dia..  
(aproveitei para expressar os meus sentimentos acerca deste tema.. mas é uma opinadela igualmente válida e, na verdade, na sua essência, isenta e aplicável a qualquer ser humanos.. ! ...secalhar só aplicável a mulheres....! )

ceteris paribus